Passanela

Uma proposta para transformar a travessia pelas passarelas de pedestres em uma experiência mais desejável

Projeto passanela

Parece paradoxal, mas é fato: passarelas de pedestres são focos de atropelamentos no trânsito. Construídas sobre vias expressas de alta velocidade como uma possibilidade de travessia para pedestres, passarelas são sinônimos, para quem caminha, de um caminho ilógico, árido, cansativo e desinteressante. Daí que muita gente prefere se arriscar e atravessar em nível – andar em linha reta, ainda que em risco, parece fazer mais sentido para essas pessoas. E é aí que está o problema: misturar o trânsito muito veloz ao trânsito muito lento é a receita para acidentes graves.

Na primeira Oficina Cidades para Pessoas procuramos olhar para esse problema sem juízos de valor – não nos interessava se era culpa é dos motoristas que atropelam, dos pedestres que atravessam pela avenida ou dos engenheiros que projetaram a passarela. Nossa intenção era prototipar uma solução para esse problema transformando a travessia das passarelas em uma experiência mais desejável para as pessoas. Com esse objetivo, desenvolvemos a Passanela, uma proposta com cinco características:

Sombra

Esse varal colorido se movimenta com o vento e sombreia o caminho de travessia pela passarela.

IMG_7336

 

Bancos

Feitos com pallets, eles criam pontos de descanso para se sentar e apreciar a vista.

IMG_7167

Paisagem

As cores e a estrutura de bambu transformam a passarela em um lugar mais convidativo.

IMG_7353

 

Escala Humana

Uma passarela muito longa, perto de prédios muito altos sobre uma avenida com muitas avenidas. Procuramos desenvolver uma estrutura que devolvesse a escala humana a esse lugar.

IMG_7301

 

Bio Construção

Usamos bambu tratado para nossa estrutura, construída pela Himawari

IMG_7199

 

Compartilhe:

2 Comentários

  1. Luciane

    Ótima proposta de intervenção. Pensar como atrair as pessoas e passar nas passarelas!

    Responder
  2. Joelma

    Muito interessante essas tentativas. Tudo muito incrível neste site. Mas eu acho que as passarelas simplesmente não deveriam existir.
    Quando a pessoa precisa usar a passarela caminha muito mais e além disso é muito alto e existem pessoas que tem medo de altura (tipo eu :))

    Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *