Investigaçao

INVESTIGAÇÃO

Nosso pequeno método de investigação da vida urbana em expedições por cidade do Brasil e do mundo. E como ele pode estar a serviço da sua cidade. 

Somos investigadoras da vida urbana. Cultivamos, sobre as cidades, um olhar complexo, procurando evitar separá-la em compartimentos uni disciplinares. Já estivemos em 15 cidades pelo mundo e mais de 100 no Brasil, em expedições de investigação. Após tantas viagens, desenvolvemos um pequeno método, que sempre aplicamos parcial ou totalmente quando visitamos uma cidade nova. Esperamos que, de alguma maneira, possa ser útil para ampliar sua percepção do espaço urbano. Se pudermos ajudar em algo mais, nosso e-mail é ola@cidadesparapessoas.com.

Errar

Quando chegamos numa cidade, saímos sem destino para caminhar e observar o que ela tem a nos mostrar. 

Ouvir

Ouvimos as pessoas. Os técnicos, os poetas, os políticos, os amoladores de facas, os vendedores de bijus e quem mais estiver no caminho.  

Examinar

Identificamos padrões, tendências, repetições e usos, procurando compreender a lógica de organização do espaço urbano.

Desenhar

Escolhemos uma paisagem para investigar pelo traço.

Dimensionar

A partir da observação do espaço público, escolhemos algumas métricas essenciais que podem orientar a gestão desse espaço – e apuramos se elas já são medidas naquela cidade.

Interpretar

Amarramos as descobertas em uma narrativa, que pode ser uma palestra, vídeo, ensaio fotográfico, mapa, desenho e outras linguagens. Na aba Interpreta desse site você pode conhecer algumas.